Beisebol PP

CURIOSIDADES
ESPORTE E DISCIPLINA DE MÃOS DADAS

O beisebol, junto à cultura japonesa, proporciona mais disciplina aos jogadores e os efeitos positivos desse conjunto são apresentados no vídeo abaixo:

FIGURINHAS DE MILHÕES

Os cards/figurinhas são muito famosas no mundo do beisebol, tornando-se um item muito valioso para colecionadores e fãs do esporte. 

Por isso, são leiloados em valores altíssimos.

O PRIMEIRO PRUDENTINO NA MLB

Rodrigo Takahashi, mais conhecido como Bô, aos 15 anos era destaque entre os garotos da região e com a visita de equipes americanas interessadas em conhecê-lo, passou a levar o beisebol como profissão.

“Ele nunca imaginou ser jogador profissional quando era pequeno, ele sempre jogou porque gostava do esporte. Até que com 15 anos surgiu um estalo na cabeça dele e o interesse profissional aumentou”, diz Mário Kaneki, pai de Bô Takahashi.

Bô treinava intensamente e conquistou diversos títulos, se tornou o primeiro jogador brasileiro a fazer parte do Arizona Diamonbacks – membro da Liga Nacional da MLB (Major League Baseball – a maior liga de beisebol do mundo) e é o time mais novo a ganhar a World Series contra os Yankees em 2001. Bô também é o primeiro jogador prudentino e o sexto brasileiro a fazer parte da MLB.

Foi muito corajoso com 17 anos indo para os Estados Unidos sozinho seguir o seu sonho e fazer sua carreira. “Ninguém chega ao sucesso à toa, tem que haver algo extraordinário na pessoa. É preciso ter garra, disciplina e muita inteligência”, relata o pai.

“Ele pagou um preço muito alto, sabe, para estar onde está agora. E continua pagando para manter seu rendimento e lá na frente fazer mais sucesso ainda”, comenta Mário Keneki.

BEISEBOL NAS OLIMPÍADAS

O esporte tornou-se uma modalidade olímpica oficialmente em 1992 e desperta o interesse mundial até os dias atuais.

Conheça as equipes campeãs do beisebol nas Olimpíadas:

O CURIOSO MUNDO DO BEISEBOL

A partida mais assistida

A partida de maior audiência alcançou 50,3 milhões de espectadores. Aconteceu em 1991, entre os times Minnesota Twins e Atlanta Braves.

Top 5 países

No ranking mundial de beisebol destacam-se os países: Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, México e Cuba.

O maior time

New York Yankees é o maior time de beisebol do mundo e a franquia mais valiosa da Major League Baseball, com 27 títulos da World Series.

A bola mais veloz

O arremesso mais rápido já registrado foi de 169 km/h, do cubano Aroldis Chapman, em 2010, pelo time Cincinatti Reds.

O jogo de maior duração

O jogo mais longo já disputado na Major League Baseball, em termos de tempo, durou 8 horas. A partida ocorreu em 1984, com os times White Sox e Milwaukee Brewers.

O estádio mais antigo

Fenway Park é o estádio mais antigo da Major League Baseball. Foi construído em 1912 e desde então já recebeu 11 jogos da World Series.

Grupo: Eduardo Lapenta, Ester Padilha, Gabriele Zampoli, Hellen Lopes, Jordane Barbosa e Mariana Tavarez.

BIOGRAFIA

Nascido 8 de agosto de 1979, em Presidente Prudente (SP), Lucas Saito iniciou sua jornada no beisebol na década de 80, aos 7 anos, através do seu tio Seiji Takigawa. Até seus 30 anos, defendeu o time da Acae onde participou de praticamente todas as competições nacionais das quais se qualificava, passando pelas categorias de base até o time adulto.

Dentre todas as suas competições, Lucas colecionou passagens na seleção brasileira jogando na categoria Júnior 15/16 anos em 1995 e na categoria Juvenil 17/18 anos no final da década de 90. Também participou de um panamericano, na cidade de Londrina, e atuou no campeonato mundial juvenil de beisebol no Canadá, com 18 anos.

Apesar de não ter deixado de jogar, ainda participando das equipes veteranas do esporte, Lucas se tornou técnico depois de tantos campeonatos e vitórias, e atualmente treina as categorias de base de beisebol da Acae.

O atleta também atua como membro da comissão técnica da Seleção para o Panamericano Sub-10, que acontece no México, em novembro de 2022.

Além de ter jogado pela Acae, Lucas também formou uma família onde todos também fazem parte dessa instituição. Sua esposa, Andreia Saito, se tornou anotadora da equipe de beisebol e, juntos, tiveram 2 filhos, Pedro e Rafael, com respectivamente 12 e 10 anos, que também seguem os passos do pai e praticam o esporte. O caçula, inclusive, foi convocado a seleção brasileira Sub-10. Ao todo, 18 atletas foram selecionados para jogar o Panamericano de 2022.

BIOGRAFIA

Daniel Pinheiro Miranda é um jovem atleta de 18 anos que nasceu em Presidente Prudente (SP), e iniciou sua jornada dentro do beisebol através de um amigo de infância que o introduziu ao esporte na Acae, e desta forma seu interesse pela prática se aflorou.

Aos 11 anos, Daniel recebeu seu primeiro troféu, que iniciou uma jornada de diversas conquistas e muitos outros troféus e medalhas. O atleta recebeu essa premiação em 2015, quando ficou na chave prata do campeonato infantil que participou, sendo definido como o jogador destaque da competição.

Para Miranda, um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi durante sua viagem com o time da seleção brasileira para o México, para disputar pelo Campeonato Panamericano quando tinha somente 15 anos.

Atualmente, Miranda continua jogando pela associação e também representa diversos outros times, como Pinheiros, Prudente, Laranja Lima e Sakura.