Beisebol PP

A PRÁTICA
A MISSÃO DO BEISEBOL

A prática do beisebol entre crianças e jovens do Presidente Prudente, essencial para o desenvolvimento do esporte na cidade, tem como missão transformar a vida daqueles que estão integrados na Associação Cultural Agrícola Esportiva, Acae. 

As ações e aprendizados oferecidos podem auxiliar no crescimento de jovens e crianças, trabalhando tanto a parte física, como a disciplina e educação da cultura japonesa.

Bruno Canteino conta que o desenvolvimento oferecido pelo esporte contribuiu para a vida de seu filho Mauricio Canteino, melhorando sua relação com a timidez e, acima de tudo, a disciplina, um dos pilares do beisebol, aprendendo a respeitar as limitações de seu parceiro dentro e fora do campo.

Aluno durante treino na Acae.

“Quando eles vão comer, estão sempre juntos: pegam a comida, sentam todos à mesa, agradecem e, enquanto a última pessoa não terminar de comer, nenhum aluno levanta, levando essa educação de dentro para fora”

Empresário Bruno Canteino, pai de Mauricio Canteino, criança de 9 anos e aluno da Acae.

O VALOR DOS JOVENS
Aquecimente durante treino na Acae.

Para o treinador Mario Kaneki, a base do esporte hoje no clube, composta por jovens e crianças, é extremamente importante na contribuição e notoriedade do esporte na região. 

Presidente Prudente é vista como grande vitrine de atletas no interior paulista, rumo a Confederação Brasileira de Beisebol (CBBS), afiliada da Acae no beisebol em Presidente Prudente e equipes internacionas, dando a oportunidade para que esses jovens, que muitas das vezes pertencem a famílias carentes, possam viver do seu sonho junto ao esporte.

“Procuramos incluir todos que estão dispostos a participar do esporte, mesmo com limitações pessoais. O beisebol é muito democrático e eclético, pois cada posição demanda um tipo de habilidade.” diz Kaneki.

O BEISEBOL PRUDENTINO

Mesmo nos dias de hoje, grande parte da população não tem conhecimento sobre o esporte na cidade, que é pouco falado. E olha que tem história!

O beisebol prudentino existe desde 1929, com intuito inicial o divertimento dos imigrantes japoneses que estavam chegando à cidade. Em 1962, o beisebol, que até o momento não possuía laços, passa a fazer parte da Acae (Associação Cultural Agrícola Esportiva). Para saber mais sobre a origem da Associação, veja em Sobre a Acae!

O beisebol prudentino acumula atualmente mais de 40 títulos de campeonatos estaduais e nacionais. Por ano, são, em média, 30 competições disputadas pelos times da Acae. Em agosto de 2022, o time infantil (11 e 12 anos) conquistou o título de vice-campeão brasileiro no campeonato promovido pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, realizado em Ibiúna.

“O nosso objetivo com esses garotos que estão aqui na nossa base, principalmente na parte do beisebol, é de atingir o limite de chegar na seleção brasileira, e em termos de caráter queremos formar pessoas de bem, essa é a nossa pretensão”

Mario Kaneki, treinador de beisebol da Acae.

ELES FALAM POR NÓS
Felipe

“Os treinadores sempre me ajudaram, todo conhecimento que tenho, aprendi com eles.”

Felipe Yudi, aluno da Acae

SEIBU_Foto-Kaneki-Teste

“Por ser um esporte coletivo, eles começam a respeitar a limitação de cada atleta.”

Mario Kaneki, treinador da Acae

SEIBU_IMG_8753-(2)

“Eu me divirto e distraio, conversando com meus amigos daqui

Pablo Trindade, aluno da Acae

GALERIA

Feita em um dia de treino na Acae, a nossa galeria representa a prática do beisebol em Presidente Prudente com os movimentos de jogo, estratégias e a entrega dos jovens ao esporte.

Grupo: Emily Barros, Gabriel Henschel, Isabela Bertão, Isabelly Silva, Julia Gava, Leonardo Trevisan e Sara Sant’Anna.