Beisebol PP

O ESPORTE
HISTÓRIA DO BEISEBOL

A origem do beisebol é cercada por incertezas, isso porque existem diferentes teorias sobre sua criação. Abaixo, falaremos um pouco sobre as duas mais famosas. Muitos acreditam que os ingleses foram os criadores do esporte, já que na Inglaterra existia um jogo chamado “Rounders”, muito parecido com o beisebol que conhecemos hoje. Uma outra teoria afirma que o criador da modalidade foi Abner Doubleday, um ex-combatente, que teria elaborado as bases do esporte em 1839 e foi reconhecido como “pai” do beisebol, pela National League. O esporte chegou ao Brasil, através dos imigrantes norte-americanos e japoneses que aqui trabalhavam. O primeiro campeonato de beisebol aconteceu em 1936 na cidade São Paulo.

Galeria de fotos composta por imagens realizadas no próprio clube ACAE tem como intuito apresentar ao público a essência do esporte, abordando os equipamentos, jogadores e até mesmo partes do campo de treinamento. 

COMO FUNCIONA O JOGO

Um jogo de beisebol é disputado por duas equipes com nove jogadores cada uma e de maneira alternada elas revezam entre ataque e defesa. O vencedor é a equipe que, ao final do jogo, marcar mais pontos.

Sem-título-1

O campo de jogo possui formato de diamante com uma área principal e outra secundária.

A home plate é de onde partem os arremessos e rebatidas, é também considerada como a quarta base.

A primeira, segunda e terceira base são as bases do time defensor.

JOGADORES

Arremessador

Responsável por lançar a bola de modo que o rebatedor não consiga acertá-la.​

Rebatedor

Responsável por rebater a bola o mais longe possível.​

Receptor

Responsável por pegar as bolas arremessadas pelo arremessador.

Primeira base

Responsável por cobrir e defender a primeira base e dar cobertura para as jogadas nela realizadas.​

Segunda base

Responsável por cobrir e defender a segunda base e dar cobertura para as jogadas nela realizadas.​

Terceira base

Responsável por cobrir e defender a terceira base.​

Interbases

Responsável pelo espaço entre a segunda e a terceira base.

OBSERVAÇÃO

O receptor é o único jogador com visão geral do campo de jogo e, por isso, é o responsável também por organizar as jogadas de defesa com a equipe.

PRINCIPAIS REGRAS

Sem-Título-2

1

A bola é lançada por um jogador (arremessador) enquanto o rebatedor do outro time está posicionado para acertar a bola com o bastão. Atrás dele, está um receptor que pertence ao time do arremessador.

2

Se a bola for acertada, o rebatedor deve correr pelas quatro bases do campo. Se ele conseguir atingir as quatro, a equipe ganha um ponto.

3

No beisebol, os pontos são marcados mediante a trajetória percorrida pelos jogadores. Portanto, vence a equipe que tiver mais corridas durante a partida.

4

 Se o rebatedor lançar a bola fora do estádio, a equipe recebe um ponto. Esse movimento é chamado de Home Run.

EQUIPAMENTOS DO BEISEBOL
BOLA
Equipamento esférico feito de cortiça, algodão, lã, borracha e um revestimento de couro. A bola de beisebol pesa cerca de 140 gramas e seu tamanho varia entre 10 a 40 centímetros.
TACO
De formato cilíndrico, é geralmente feito de madeira. Possui até 1,5 metro de comprimento e pode pesar até 1 quilo.
LUVA
A luva é produzida em couro, e recebe uma costura de linhas de algodão, náilon ou poliéster.
CLEATS
É um tipo de chuteira com cravos essenciais a darem a aderência necessária aos atletas.
MÁSCARA DO RECEPTOR
O receptor utiliza um capacete próprio, semelhante a uma máscara de proteção contra os arremessos da bola. É uma estrutura em metal (ou outro material resistente), almofadada que protege a face e parte de cabeça do receptor contendo normalmente uma peça móvel que protege a garganta/pescoço.
CAPACETE
Utilizado pelos jogadores da equipe atacante que estejam, no momento, em jogo (dentro de campo). Obrigatório uma vez que estes jogadores, quando correm entre bases não costumam olhar para a bola, e esta normalmente circula muito perto dos atacantes.
PROTETOR DE PEITO E CANELEIRAS
Responsáveis por proteger o receptor do impacto de um arremesso caso ele falhe em pegar a bola.
Previous
Next

Galeria composta por fotos dos principais equipamentos do beisebol. Seu objetivo é retratar com maior clareza os detalhes de cada um dos materiais. Cada imagem vem acompanhada de uma breve descrição com a funcionalidade do equipamento. Fotos realizadas no estúdio fotográfico da Unoeste.

SINTA A ENERGIA DO JOGO!

Grupo: Ana Laura Pires, Enzo Lippi, Juliana Rodrigues, Pedro Henrique Lima, Stella Thomaz, Thales Daher e Victor Hugo Staut.